sábado, 19 de janeiro de 2013

Entrevista com Liana Cupini

Boa tarde, gente! Como está indo fim de semana de vocês? Espero que bem...

Hoje trago para vocês uma entevista que nós, do Books & cia, fizemos com a autora Liana Cupini.

Confere aí e veja como foi para ela lançar seu primeiro livro e saiba um pouco sobre seus personagens.

 ----------------------------------------------

Books & Cia.: Antes de tudo gostaria de te agradecer por nos conceder essa entrevista e te parabenizar por seus livros, que são ótimos.

Liana  Cupini: Nós, autores brasileiros, é que temos que agradecer aos blogs por ajudarem a divulgar a nova literatura nacional!!



B&C.: Conte-nos um pouco sobre quem é a Liana.
L.C.: Eu sou uma aquariana tipica: sonhadora, extrovertida e em busca da felicidade (sempre)!!


B&C.: De onde você tira inspiração para suas criações? Em que momento do dia você sente-se mais inspirada para escrever? Já sofreu de bloqueio criativo?

L.C.: Eu tiro inspiração de tudo. De músicas a comercias. Não tenho um horário fixo para escrever, escrevo sempre que posso (trabalho fora). 

Acho que todo autor tem bloqueio criativo... é normal, mas passa!!


B&C.: Você escreveu alguns livros em parceria com outros autores. Como é trabalhar dessa forma?

L.C.: Eu gosto muito de trabalhar com outros autores pq o livro ganha tramas que eu jamais imaginaria. Eu sempre digo que o livro se escreve. Que começamos a historia, mas não sabemos como ela vai acabar. E com outros autores isso é ainda mais surpreendente!


B&C.: O mercado nacional ainda está crescendo de forma lenta para os novos talentos da casa. Você recebeu muito 'não' antes de decidir publicar seus livros de forma independente?
L.C.: Eu recebi muito nãos. Alias, agora que começo a receber sim. E vejo que não é comigo, todo autor nacional sofre. Tirando os semi-deuses, rs...


B&C.: Como foi a aceitação dos seus livros pelo público?
L.C.: Tive ótimas criticas ao Estigmas da Luz, mas o Antes Tarde que mais Tarde realmente superou todas as expectativas. Acho que o publico se identifica mais com o chick lit nacional. 

B&C.: Você escreve três gêneros diferente - infantil, fantasia e chick-lit - cada um deles para um publico que não é um menos exigente que o outro. Qual deles é mais fácil de escrever?

L.C.: O mais fácil é o chick lit. Eu amo e flui! Infantil é muito gostoso porque pode ser bem lúdico .. mas tem que ter uma mensagem forte, e isso é complicado. Já ficção, com todos os detalhes, é o mais complicado.


B&C.: Em Estigmas da Luz, Aurora (uma das minhas favoritas) é uma personagem atípica. Por que uma personagem que questiona muito e não aceita as coisa com facilidade? 

L.C.: A Lola esta se descobrindo no EL. E vem com mais força no Guardiões. Acho que aprender que toda ação tem uma reação e ter a maturidade para encarar isso é o mais difícil da vida!


B&C.: Tomas, Aurora, Karla Kristina... Qual deles tem mais de você?

L.C.: Acho que eu sou um pouco de cada... gosto do jeito calmo do Tom. Gosto da força da Lola e gosto do sabedoria da Karla (ela sabe que amigos são muito importantes e cuida deles!)
B&C.: Por que Estigmas da Luz tocou de capa e Antes Tarde que Mais Tarde 
recebeu esse título? 

L.C.: Quando eu lancei o EL não sabia o que era YA. E a primeira capa não mostrava o gênero. Teve livraria classificando como "mistico"!

E Antes Tarde que Mais Tarde é uma frase que minha mãe sempre fala. Achei que era bem a cara do livro!!


B&C.: Quanto aos seus projetos, quando veremos mais dos atuais personagens e quando virão novos?

L.C.: Esse ano sai o ATMT2 e o Guardiões. E espero que logo saia as novidades. Tenho chick lits e infantis inéditos!!
 B&C.: Jogo rápido:
Gênero favorito: chick lit
Um novo talento na literatura nacional: Janaina Rico
Um novo talento na literatura internacional: David Safier
Um livros clássico: Cem anos de Solidão
Um contemporâneo: Samantha Sweet, executiva do lar
Livro atualmente na sua cabeceira: Meg Cabot
Se seus livros tivesses uma trilha sonara, quem faria parte dela? Rihanna para ATMT e Sistem of a down para EL
Melhor cantor(a)/banda de todos os tempos: Sistem of a down
Que hits encontramos no seu MP3: Diamonds - Rihanna

B&C.: E para finalizar, deixe algumas palavras não só para os leitores do Books & cia mais também para aqueles que sonham com o dia em que terá seus livros publicados. 

L.C.: O brasileiro gosta de ler e esta descobrindo os livros nacionais. Logo veremos essa mudança! Seja parte desta mudança... leia mais, comente sempre e mostre que temos a mesma qualidade do que os importados!!

Bjão
E aí, o que vocês acharam? Deixa seu comentário...
Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, então, comenta...
Obrigada pela visita e até o próximo post!! :)